CULTIVANDO UMA CIDADE

São Paulo, uma cidade coberta de arranha-céus, muros e grades. Inteiramente (ou quase) preenchida por uma (ou mais) cultura(s) gritante(s): são paredes, becos e vielas servindo de papel para as idéias, sentimentos e expressões da sociedade. Expressões que variam muito, mas talvez fossem mais belas se tivéssemos a mesma garra e vontade que os artistas tiveram… Mas para reverter outras situações, como a fome.
Uma cidade na Inglaterra chamada Todmorden, com apenas 17 mil habitantes, está tomando uma iniciativa coletiva:. Há cinco anos foi implementado o projeto The Incredible Edible Todmorden (A incrívelmente comestível Todmorden), que consiste no cultivo de hortas coletivas em espaços públicos da pequena cidade.
Entenderam? Cultivar alimentos no ESPAÇO PÚBLICO para todos comerem de graça, portanto erradicando a fome na cidade. Imagina passar pela Av. Paulista, “morrendo de fome” após voltar do trabalho e se alimentar com aquilo que você e outros cidadãos cultivaram? Nossa cidade já conta com centenas de agentes do meio ambiente, os famosos “carroceiros”, retirando lixo diariamente das ruas, reciclando a vida, sustentando a própria família e prestando um serviço social em nome do coletivo. Porque não começar com os agentes “cultivadores de hortas coletivas”, também?
Todmorden conta com mais de 40 “cantos comestíveis” espalhados pela cidade, desde jardins públicos, parques, no cemitério, em frente aos centros de saúde e delegacia… Demorou dois anos para que a ideia de colher uma fruta, verdura ou hortaliça plantada por outra pessoa fosse aceita pela população. Começaram com seis pessoas, mas foi crescendo cada vez mais, até que as reuniões passaram a ser debatidas e trabalhadas dentro da escola local. Se 17 mil habitantes conseguem mudar o cenário local, como 200 milhões não mudam um país inteiro?
Apenas incentivando um grande número de pessoas a fazerem o mesmo – desde ações em pequenas comunidades (como a criação de hortas comunitárias que o Coletivo Manacás está fazendo na Vila Nova Esperança-SP) até mobilizações grandes envolvendo milhares de pessoas – que um futuro melhor irá brotar na nossa terra.
Image
Horta Comunitária da Vila Nova Esperança realizada pelo Coletivo Manacás.
http://www.facebook.com/pages/Coletivo-Manac%C3%A1s/150595275099926Image
Horta Comunitária realizada pelos moradores da cidade de Todmorden, Inglaterra.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s