NOCIVO SHOMON!

Entrevista do dia 27 de agosto de 2012 concedida pela página Literatura do Rap, colaborador da Revista Vaidapé, que atua na divulgação do rap nacional.

modinharap

O entrevistado de hoje é: NOCIVO SHOMON01- Mano, de que forma o rap entrou na sua vida? Como foi o seu primeiro contato com o rap? 
em 1996 quando eu tinha 15 anos eu e um camarada das antiga escutavamos racionais,gabriel pensador,wutang,raimundos,planet hemp,e até memo o funk carioca que naquele tempo tinha muita semelhança com o rap em formato protesto,sempre rimava na escola,dae começamo a colar junto e formamo um grupo,achava muito loco a postura dos mcs,a rebeldia,me sentia representado pelo rap,achava zica as ideias as batidas e as rimas.02-Quais são suas influencias musicais?
mano vo fala puc;escuto de tudo ,acho que o mc tem que escutar outros tipos de musica pra evoluir e não se limitar,gosto de musica com qualidade,do rappa ,mpb,reggae,samba de partido alto,todo tipo de musica de raiz influencia meu estilo,gosto muito de wutang,jedi mind,snowgoons,saian supa crew,esquadrão zn,shaw,racionais,snj,rzo e por ai vai,muitas influencias!!!!!!03- Qual é a origem do nome Nocivo Shomon ?
eu usava o vulgo fnd que era flow nocivo e devastador dae comecei a usar só nocivo porq o pessoal me chamava assim,dae um dia colei numa reunião budista e fiz um monte de pergunta dae o maluco falou que eu era um shomon,perguntei o que siguinificava e ele falou que era espirito de busca,sempre procurando algo,com sede de informação,e vi na net tambem que é aquele que muda o seu ambiente atraves das palavras,dae ficou nocivo shomon.04-Como surgiu a idéia do “Rap Móvel”? É difícil fazer um som de graça, na rua? 
sempre fiz eventos de rap na quebrada,quando eu tinha um grupo chamado olm,fazia uns eventos na caixa onde a entrada era um real,ja fiz tambem um evento rap no bote que era num bar e os toca disco ficava em cima da mesa de bilhar no jd castelo e era entrada free,depois fiquei um tempo sem fazer eventos e sempre tive a vontade de levar cultura de graça pa quebrada,mostrar nosso som e o som de otos manos que merecem e tem talento mas nunca tem espaço por egoismo de varios que pregam a tal da união,envolver umas batalha de mc,arrecadar alimentos e agasalhos,fazer o rap mais cru memo,na essencia ja que os shows de rap tavam se concentrando só no centro,dae um dia indo pum show tava seguindo a fiorino do nine e veio a ideia de fazer rap na rua tipo caro de som dae falei a ideia pa ele e ele falou que achava foda e se unimos pa fazer esse projeto acontecer,e tamo ae eu e o nine cabalista no corre da parada,tudo do nosso bolso,da gasolina até a mensalidade do gerador,as caixas mesa,potencia,mic tudo,agora que o projeto vai aprovou o projeto e falou que vai chegar com uma verba pra aparelhagem e uma simbolica ajuda de custo,mas ja estamos na décima edição e até hoje fazemos só com nossa força de vontade e apoio da familia rap móvel que são uns mano que ajuda nois tambem e fazem a parada acontecer,mas é muito dificil fazer acontecer,quando tem rap móvel eu tenho que fechar meu studio 2 horas antes pra ta cedo no metro penha dae perco cliente,o nine tem que sair mais cedo tambem do trampo,então fazemos por amor memo,mas memo assim sempre tem uns pa reclamar,ou pa atrapalhar,mas tamo ae e agora ta começando a aparecer parcerias pra fazer um evento com mais qualidade pois fazemos com aquilo que temos e isso é muito dificil,ja foi mano la pa falar mal da aparelhagem mais num apareceu um pa doar um microfone,mas agora com o vai vamos chegar pesado na qualidade do audio.varias vezes chove e agente tem que guardar tudo em baixo de chuva,os pm ja imbaço na nossa,o local onde agente começou foi interrompido pelo metro na maldade um espaço que eles nem usavam,dae mudamos po outro lado numa praça onde acolhe melhor o publico,esse ano vamos fazer em outras quebradas tambem,pois desde o inicio a ideia tambem era essa levar o rap pro povo em varios lugares,mas tamo ae levamos pro publico artistas que na balada cobram 60 rs de graça ,ja foram la o shaw,o sombra ,o rapadura,o don cesão,o slow dabf,entre outros mcs de nome na cena de graça,la fortalecmos os 4 elementos da cultura,sem panela cultura de rua,rap móvel,la tambem rola o mic aberto,tentamos dar espaço praqueles que nunca tem a chance de mostrar seu som,pois muitos falam que ama o rap e pregam união mas na hora de praticar essa teoria não acontece.

05-Você já sofreu algum tipo de preconceito, referente ao rap, por representar essa cultura? 
muito mano,quando eu comecei diziam que rap era musica de ladrão,maloqueiro,vagabundo até os mano na quebrada zoavam nois por causa das calça larga,até a familia não respeitava o rap ,nem os criticos como musica,hoje em dia é statos ser mc,por isso vc v tantos ae querendo ser mas poucos por amar ou ter talento,apenas por oportunismo.

06- E sobre a nova escola, você acha que os novos rapper’s estão vindo com tudo? 
acho que tem manos talentosos memo que tem visão e quelidade e postura,mas tem muita cosa ruin que ta no rap de embalo,que usa o rap só pa pegar mina,pa tentar aparecer na tv,ou achando que vai ficar rico,tudo na vida tem seu lado podre,como tem novos talentos tem novos oportunistas e mercenários,tem mano que quer ter caminhada de 10 anos em um mes e chega sem humildade,tem muito mala,mas tem muitos manos na nova geração que são zica!!!!!!respeito os verdadeiros da nova e da velha escola.

06- Batalha de MC’S, o que você acha dessa idéia? 
acho zica,só acho injusto pedir o voto apenas do publico que muitas vezes não julga o conteudo,a tecnica o flow e a qualidade do free,o mano manda mil ideias foda o outo manda uma rima engraçada e ganha,tambem tem aquela fita de panela ou o mano levar torcida ou cantar na quebrada,mas viajo nas batalha de free,o clima,a tensão a adrenalina,e serve de vitrine po trampo de varios mcs,viajo nos free!!!!!acho que ele atrai muitos pra o rap,mas tem muitos que acham tambem que o rap é só free,dessa parte eu não curto,ou aqueles que fazem free só por oportunismo,acho foda o free na essencia.sou amante do free.fortalece muito nossa cultura.

07- E na hora de compor, como acontece pra vocês, a letra vem na hora, já aconteceu de vocês sonharem com a música, alguma coisa parecida? 

mano sonho com rimas ,acordo pensando em rimas,tudo em minha volta inspira pa compor,faço muito free em casa sozinho até no chuveiro e desses free sai varias letra e rimas,tenho que andar com celular na mão pa anotar as rima,tem dia que eu to deitado e tenho que levantar pa escrever uma rima,e tem maõ que eu saio que a inspiração vem e eu fico na febre de voltar pa casa pa escrever,tem vez que uma latra sai em uma hora e outras tem que ser lapidada em um mes.

08-Qual foi sua primeira letra composta ? Você lembra?

mano acho que foi quando mamonas assasinas morreu que eu fiz uma letra em homenagem aos cara que eu admirava muito.

09- É importante a imagem no rap, você se preocupa em como você anda na rua? Nessa hora o que conta mais, sua aparência (por ser um MC), ou seu caráter? 

acho que o que importa mais é o conteudo,mais ultimamente tem mais modelo do que mc,mas suav,todos somos vaidosos né mano,mas o talento tem que ser o principal e não a imagem,hoje se apegam mais a imagem do que a mensagem,mas o carater na real é o que importa,pois sem carater sua imagem não vale de nada.

madame

10-Pra você, qual é a importância do DJ? 

acho uma peça fundamental e enriquecedora no rap,sem falar que eles divulgam muito nosso som,acho foda quem domina os toca discos,infelizmente só fiz um som com risco no ep,pois não consegui trombar um dj de qualidade e disposto a por uns risco no meu ep,trombei alguns mas não conseguiram me mandar os riscos a tempo e outros que simplesmente nem me mandaram,mas sou apreciador de rap com dj,viajo nos risco nas colagem,nas performances do dj,espero fechar parceria com bons djs nos próximos sons.

11- Sobre você, como foi o primeiro lance? como foi fundado o grupo? quem foi o pilar principal? 

acho da hora o rap chegar na midia mas não da forma que alguns fazem cantando em qualquer programa,fazendo papel de bobo,tem tipo de programa que só atrasa e ridiculariza,se vc for na midia sem entrar em contradição suav,e mantendo a postura,tem muitos que vão la e esquecem seu papel,perdem o foco e se atraplham na missãoe ramelam na mensagem,se vc vivia criticando a tv cuidado quando vc for la vai ser criticado,tem maluco que sempre falou mal da midia e hoje ta la,tem mano que pa ir na tv muda seu discurso e até seu estilo musical,repeito alguns mcs que vão na tv mas sem cair em contradição e de forma natural não pegando carona em estilos da moda pa se enjetar,acho da hora o rap subir mas sem se denegrir,o rap tem que ser divulgado mas tem convites que podemos recusar,e o ruin disso é a mulecadinha que acha que entrando no rap vai ta na tv. e só entra no rap por isso.

12-Nocivo Shomon, ouve muito Nocivo Shomon ?

escuto bastante meu som pra ver no que posso melhorar,gosto muito de escutar meu som.

13-O que o RAP te deu? O que o RAP te tirou?

o rap me deu muita satisfação pessoal,me deu cultura,conhecimento,mais consciencia,varios conhecidos,hoje em dia ta me dando reconhecimento e me ajudando a pagar contas e me levando a varios lugares do brasil pra fazer show,mas tirou bastante da minha familia,quantas vezes tenho que deixar minhas filhas no fim de semana pra ir nos shows,o rap consome muito tempo da nossa vida,mas amo essa parada e não consigo ficar longe do rap.

14- E nessa trajetória teve alguém que ajudou vocês, alguém que instruiu, incentivou, e que vocês gostariam de agradecer? 
mano conto nos dedos quem me ajudou,praticamente tive que fazer tudo só,geralmente aqueles que ajudaram foi na intenção de ser ajudado tambem,agradeço a minha familia por me apoiar com amor e paciencia,pois sem eles eu nada seria.15-O que a galera pode esperar de som? tem algo de novo vindo ae ?

pode esperar varias ideias contestadoras,vrdades cantadas e inovções,pretendo inovar em cada som,sempre vou ta soltando som na net,e to prparando meu album a saga continua logo mais nas ruas.

nocivo

http://www.facebook.com/nocivoshomon
nocivoshomon1@hotmail.comDeixe um recado para quem está lendo agora sua entrevista:
acredite no poder das palavras,seja sincero consigo mesmo,e coloque o amor antes do dinheiro pois o dinheiro é consequencia,não foco principal,seja a mudança não siga a moda,cante aquilo que vc acredita ou sente ou viveu,tenha dicernimento e saiba analizar as letras qu escuta,o rap de verdade não morreu!!!!zona leste cangaiba corró é nois caixa dágua!!!!!!salve os verdadeiros!!!!!!que fazem com amor não só por dinheiro!!!!!!!!!
One response to “NOCIVO SHOMON!

  1. I’ve learn some good stuff here. Certainly worth
    bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you set to make the sort of magnificent informative site.

Leave a Reply

