A GUINADA CONSERVADORA NOS ATOS DO MPL

Por Paulo Motoryn.

Foto por Drago / selvaSP www.selvasp.com]

SelvaSP_anon

No caminho para o quinto grande ato contra o aumento da tarifa, organizado pelo Movimento Passe Livre (MPL-SP), encontrei quatro pessoas com aquela máscara que caracteriza o grupo Anonymous Brasil. Como já estava com medo da apropriação do movimento por grupos que não eram progressistas, resolvi prestar atenção no que diziam.

Como ainda estávamos no metrô, só um deles já vestia a máscara, uma referência a Guy Fawkes, um famoso conspirador inglês, e que foi popularizada no Brasil pelo filme V de Vingança. Todos eram típicos jovens de classe média. Mas o problema está muito longe de morar aí. Um deles, o mais agitado e que falava mais alto, criticava o Bolsa Família:

“Não pode ser esmola. Tinha que obrigar o neguinho a tirar 10 na escola. Aí eu queria ver eles racharem de estudar para levar a grana para casa”, disse. Certamente, não parou para refletir por qual motivo ele próprio teve a vida que qualquer beneficiário do Bolsa Família pediu a deus (com “d” minúsculo) e nunca foi obrigado a tirar 10 para usufruir do dinheiro de seus pais.

Desde o primeiro ato do Passe Livre, algumas máscaras do Anonymous já podiam ser vistas pelas ruas paulistanas. Mas o número de mascarados cresceu exponencialmente no desenrolar dos atos e eles passaram a ser um dos símbolos da revolta nacional.

Na última quarta-feira, após a revogação do aumento das passagens do transporte público, objetivo único e claro dos atos promovidos pelo MPL, o Anonymous lançou um vídeo com “as 5 causas” pelas quais o povo deveria continuar nas ruas: o arquivamento da PEC 37, a saída de Renan Calheiros do Congresso, investigação e punição por corrupção nas obras da Copa, criação de lei que trata corrupção como crime hediondo e fim do foro privilegiado.

É preciso dizer que absolutamente nenhuma dessas causa tem como principal objetivo reduzir as desigualdades sociais? Pior. No vídeo, deixam claro que nenhuma das propostas tem caráter político-ideológico, mas sim moral. Ora, nem precisava dizer. A bandeira da corrupção, implícita nas cinco causas, é o moralismo descarado. Ou alguém realmente acha que só o fim da corrupção vai tornar o Brasil socialmente justo?

A luta contra a corrupção não altera as estruturas de poder vigentes e não combate, por exemplo, o oligopólio das concessões públicas, ineficientes e altamente lucrativas.

O Anonymous Brasil simboliza a guinada conservadora que os atos do MPL sofreram em São Paulo. O Passe Livre, que mira o acesso universal ao transporte público – bandeira fundamentalmente progressista e não moralista – foi fraudado pela mídia e por grupos que não tem como principal objetivo uma mudança estrutural na sociedade brasileira.

A luta e a ocupação das ruas deve continuar. Mas antes devemos discutir as bandeiras que queremos levantar, para não fortalecer interesses que não os dos mais pobres e das minorias.

anon_fabio

Advertisements

18 responses to “A GUINADA CONSERVADORA NOS ATOS DO MPL

  1. Pingback: V de Velhacos: O ultrarreacionarismo do Anonymous do Brasil | novobloglimpinhoecheiroso·

  2. Pingback: A GUINADA CONSERVADORA NOS ATOS DO MPL (texto recomendado) - Eu Que Acho!·

  3. Pingback: Substantivo Plural·

  4. o vídeo já foi desmentido pelo anonymousBrasil…não é deles…cuidado com o que vê pela net..ok

  5. Pingback: A direita pega carona | Revista digital·

  6. Pingback: O fascismo mostra sua face – (vídeo) | SCOMBROS·

  7. Saudações Mundo primeiramente deixe-me apresentar,
    Nós somos anonymous e somente anonymous.
    Gostariamos muito que essa mensagem consiga chamar sua atenção e a de todos que a leiam.

    ‘Lideres’ do MPL … desculpe-nos a curiosidade mas por favor respondam-nos:

    1) Foram vcs que foram la falar como os ‘lideres’ de um movimento popular e ‘negociaram’ com os governantes?
    2) Foram vcs que enfiaram o rabo entre as pernas e falaram na midia que nao convocariam mais passeatas pois o objetivo estava atingido?
    3) Foram vcs que vendo que a populacao estava indo mesmo sem o mpl , (pra nao perder a notoriedade de ‘estopim da revolta’) repentinamente mudaram de ideia e anunciaram que voltariam pra tentar controlar o ‘MONSTRO’
    que ajudaram a criar e pra continuar o MPL impedindo que alguem tente SE APROPRIAR do movimento ?

    Comentarios:
    1) Pra quer ter lideres?? O Anonimato ajuda a pressao deixando os governantes loucos, nao sabem com quem negociam NAO podem comprar, persuadir ou enrolar.
    Se a populacao ainda esta na rua é por que nao está satisfeita e a negociacao nao acabou.
    2) Objetivo concluido, Porem ficou na cara que os governantes esperavam que com vcs nao convocando mais passeatas tudo iria acabar bem. Apostamos que até voces pensaram….
    3) Todos podem mudar de idéia, principalmente pelas causas isso é louvavel, Mas Controlar????? MONSTRO?????? e SE APROPRIAR??????

    Nao somos um grupo,
    Nem partido,
    Nem clube da luluzinha,
    NAO TEMOS LIDERES,
    NAO CONTROLAMOS NINGUEM

    Os ideais de justiça ,liberdade, fraternidade, e respeito a dignidade humana são muitos
    maiores que qualquer um de nós e de qualquer movimento e não merecem serem chamados de ‘MONSTRO’.

    ‘Monstro’ por que saiu do controle? imagine-se libertando-se dos grilhoes mentais que está agora e descobrindo a verdade de que o governo mente vergonhosamente
    para a populacao e a chama de burra? nem todos reagem da mesma maneira…

    A mascara é um SIMBOLO e nao um disfarce.
    Ela representa uma ideia de um mundo mais justo para todos,
    E quem a usa nao se preucupa em ser Lider só em fazer parte,
    em dar a sua contribuicao sem esperar reconhecimento, dinheiro ,
    fama ou qualquer vantagem.

    Com certeza, não nos preucupamos com quem faça, nem lidere, organize ou queira aparecer, cada um faz de acordo com sua consciencia, pra nós só o objetivo importa.
    As causas, objetivos, metas sempre são diversas.. Só importa se são justas ou beneficiarao direta ou indiretamente um objetivo. se são 5 ou 6 ou bilhoes tanto faz…
    O mundo esta cheio de causas justas necessitando de ajuda e suporte

    Existe um plano em andamento onde todos fazem parte inclusive vcs
    Não desvirtuem o que não sabem, se informem,
    Estamos em toda a parte e somos muitos.

    Nós somos Anonymous
    Nós somos legião
    Não esquecemos,
    NÃO PERDOAMOS,

    Já estamos aqui.

  8. Pingback: O ultrarreacionarismo do Anonymous do Brasil | Diálogos Políticos·

  9. Não é preciso demonizar a máscara do Guy Fawkes.
    É preciso, antes de mais nada, atenção à proposta do movimento global denominado anonymous, isto é, de que qualquer pessoa pode agir em relação àquilo que achar pertinente.
    Resta a todos, naturalmente, o senso crítico de verificar as propostas em cada vídeo ou em cada discurso em que o sujeito se utilize da tal máscara.
    Por definição, o Anonymous Brasil não simboliza nada além deles próprios.

  10. Paulo Motoryn, sinto muito em te informar mas, ninguém que estiver utilizando uma máscara do Guy Fawkes tem poder ou autoridade para representar os Anonymous, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo! Sabe por que? Porque Anonymous não possui representantes, em nenhum lugar do mundo! Anonymous é uma idéia! Habita o mundo das idéias, assim como a idéia de justiça.
    Seu post só demonstra o quanto sua pessoa não sabe nada a respeito, dos Anomymous! Sua pessoa cruza todos os dias com pessoas que apoiam a idéia Anonymous, estas pessoas não aparecem em fotos de jornais ou sites e não podem e nem querem se apropriar do movimento passe livre!
    Não somos a direita! O que é a direita? Quando o partido dos trabalhadores, que se diz de esquerda trabalha intensamente par,a banqueiros e exportadores das riquezas de nosso país?
    Também não somos a esquerda! Somos uma idéia!, Por favor medite sobre isso e sua pessoa terá uma visão social mais ampla do que está ao seu redor. Tinha um boliviano vendendo um kit protesto na paulista, ele tentou se apropriar do movimento passe livre, vendendo máscaras do GuyFawkes. Por que razão você não mencionou isso em seu post? Não seja imparcial!
    A mídia tentou criar um show na televisão para vender publicidade aos anunciantes, a televisão vive disso, isso também é um tipo de apropriação.Não fizeram uma mesa redonda com as autoridades pertinentes para discuir as reivindicações, somente depois do prejuízo politico as autoridades constituídas cederam, infelizmente não foi por causa da constituição! Se a constituição fosse realmente cumprida, o povo julgado e condenado pelo mensalão já estaria preso! Bandidos dentro do Judiciário, do Executivo e do Legislativo?
    Procure se informar melhor antes de publicar algo!

  11. Para mim que acompanho essa politicagem canalha desde menino, esse movimento do passe livre. Só serviu para dar ao país prejuízos que o próprio povão irá pagar. Entendo e percebo que eles conquistaram com todo o quebra, quebra, os R$ 0,20 centavos, que reivindicavam. Isso não foi o bastante diante de tantas outras coisas mais.
    O país precisa reformas profundas, precisa de mais igualdade, precisa de uma saúde mais condizente, precisa de uma educação mais ativa, precisa de uma segurança mais eficaz, precisa de políticos com capacidade moral e também intelectual. No Brasil qualquer vagabundo é Presidente, senador, deputado ou vereador. Ingressam em cargos públicos analfabetos ou semi-analfabetos, que mal sabem escrever seus nomes. E muitos, lá se perpetuam com se eles fossem dono deste Brasil Varonil.
    Muitos nem sabem cantar… A primeira estrofe do HINO NACIONAL BRASILEIRO. Isso! É fim da picada.. Os brasileiros quê de uma certa forma tomam conhecimento do que se passa em seu pais. Tem em sua lembrança a recordação do fabuloso MENSALÃO E DE SEUS DERIVADOS. TODOS JULGADOS E CONDENADOS E TODOS CONTINUAM A DESFRUTAR DAS BENECIE DA LIBERDADE E DE SEUS CARGOS. O JOSÉ JENUINO E UM ENTRE TANTOS. “POBRE BRASIL, POBRE POVO”.
    José Lopes Cabral.

  12. Pingback: [HiperLinks] 12 ‹ HiperCultural - Cinema, Games, Música, Quadrinhos entre outras coisas bacanas!HiperCultural – Cinema, Games, Música, Quadrinhos entre outras coisas bacanas!·

  13. Oi, Paulo. Sem dúvida, foi uma vitória, sim. Mas a análise feita aqui no Rio é que os políticos não aceitaram mexer no lucro dos empresários. Os vinte centavos continuam saindo dos cofres públicos. E uma das frases principais foi “Não é só pelos vinte centavos”. A luta vai continuar! Quanto a haver outras bandeiras e até oportunistas, não se preocupem tanto (afinal só numa Ditadura haveria de ser diferente). O importante é que vocês direcionem as massas para a agenda de vocês, em direção a uma reforma estrutural, porque o povo do Brasil enfrentou com vocês violência e repressão por esse ideal. Abraços!

  14. O mais importante nesse primeiro momento é que o brasileiro perdeu o medo. O fantasma da ditadura desapareceu. Ainda falta concatenar as ideias, mas percebe-se claramente a imensa insatisfação da população. Quando as coisas ficarem mais profundas, pessoas vazias não terão força para lutar por pseudo ideais infundados. Certa vez um blogueiro italiano me disse que existem cretinos em todo lugar.

    • Será? Procure a foto de um livro publicado em 1964 – Foto do livro “Marcha com a Família” publicado em 1964 com o cartaz “O Gigante Acordou”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s