Um dia

Por Ewerton Machado, colaborador da Revista Vaidapé

000261

Foto Eduardo Fagnani

O exercício de observar revela um mundo que muitas vezes passa despercebido. Um número incontável de acontecimentos. Em um dia qualquer, olhe a movimentação ao redor: pessoas conversam despretensiosamente, outras discutem, esbravejam, buzinas são tocadas, acidentes, queda de energia, tudo acontece ao mesmo tempo. Daí a seguinte questão surge: Qual meu papel nisso tudo?

Uma pergunta que, no mínimo, provoca as mais variadas linhas de raciocínio, principalmente quando algo envolve o conceito sobre valores. Por exemplo, em uma conversa de bar surge um assunto cuja discordância gera um nível de stress, somado a terceira ou quarta cerveja isso inicia um debate exaltado, outra pergunta se apresenta: Até que ponto ou a que preço uma ideia deve ou não ser defendida?

Perguntas não faltam, cada vez mais brotam com uma velocidade vertiginosa, surgem a cada minuto, sugerem uma cascata de contestações, inquirimentos. Cada situação, debate ou acontecimento pode fornecer uma chance para aumentar o conhecimento sobre o contexto abordado. A necessidade fundamental desse tipo de iniciativa se refere a nossa capacidade de construir uma opinião sobre qualquer temática.

Em uma era de informação acelerada, conteúdos disponíveis em formatos dos mais diversos, o debate é uma ferramenta indispensável na busca de melhores práticas políticas, as ideias estão aí para serem ou não, confrontadas.

O que muitas vezes incomoda é o discurso raso, as conversas que toleram a prática exacerbada do individualismo, estilos de vida regidos por uma “economia de mercado”, resumindo, permitir que as relações humanas aconteçam única e exclusivamente em função da busca irrefreável de produtos mercadológicos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s