A piada do humor brasileiro

Por Roberto Oliveira

Porta dos Fundos é a grande sensação do humor brasileiro na atualidade (Foto: Jorge Bispo)

Porta dos Fundos é a grande sensação do humor brasileiro na atualidade (Foto: Jorge Bispo)

Amigo(a) leitor(a), me responda uma pergunta: o que você acha do humor brasileiro? Sabe que eu acho – que vem perdendo a graça. Aí vai chegar alguém e dizer: “Mas e a Porta dos Fundos, é tão engraçada…”

E é exatamente aí que eu quero que chegue – a Porta dos Fundos é uma exceção ao humor brasileiro. E foi exatamente por essa razão que explodiu na internet, como um meteoro que, logo que cai, impacta e muda todo o terreno de sua queda. Pois bem: as esquetes que saem pela Porta dos Fundos impactaram o humor brasileiro. Mas não foi somente pela sua forma de fazer humor ou pelos meios que utiliza.

A utilização da internet como espaço mais aberto para fazer rir não é de hoje. Na última década do século passado, canais de humor já surgiam com força na rede ampliando as possibilidades senão aquelas mesmas de sábado à noite, com risadas falsas ao fundo e textos sem sal nem sagacidade, nem chocolate nem pimenta. Mas foi somente agora que a companhia de humor mais famosa do Brasil desde Os Trapalhões estourou nas paradas do sucesso. Parte pelo aumento do acesso à internet, é verdade. Mas e a outra parte? A simples utilização da internet como canal ajuda a explicar a reprodução viral do fenômeno Porta dos Fundos. Mas não dá conta.

Diferentemente dos personagens gastos ou da comédia em pé, que se baseia no improviso ora real ora encenado e se constituiu no humor mais difundido e assistido do país, a Porta dos Fundos carrega no seu estilo algo muito caro ao humor clássico brasileiro:  a densidade do texto humorístico. O texto de Chico Anysio, de Golias, de Jô Soares. Não o texto que reproduz o senso comum e os preconceitos mais arcaicos do Brasil, baseados sempre nos mesmos personagens e esteriótipos, seja da loira, da mulher, do português, do gay, do gaúcho, nordestino etc; mas o texto que incita ao diálogo, cria novos personagens, faz do conflito a graça e da graça o conflito, gera aquele impacto de abrir os olhos e enrugar as sobrancelhas, aquele riso crítico e o riso fácil, de mostrar os dentes e doer a barriga. A Porta dos Fundos carrega no seu texto um tipo de humor que não foge dos “limites”, ao contrário, ruma em sua direção e faz dele fronteira com o riso falando de religião e de Deus, da homoafetividade, da política, da violência, da desigualdade e do cotidiano, pinçando o sentimento de piada geral que se tem nesta nação para falar dos temas mais diversos.

Não que o “stand-up comedy” seja uma desgraça, alguns bons humoristas surgiram com essa inteligente característica do improviso, inclusive membros da Porta dos Fundos. A comédia em pé, aliás, melhorou a vida profissional de muitos humoristas brasileiros. Mas até que chega a Porta dos Fundos com aquela sustança da cena humorística, refletida e trabalhada coletivamente, e abala toda essa estrutura que já corria o risco de se estagnar. O risco de transformar o improviso na única forma de fazer humor. E perder a graça. De padronizar o improviso: um engraçado paradoxo do humor brasileiro.

A Porta dos Fundos é, assim, uma exceção que nasce da característica atual do humor nacional mas bebe sedentamente da fonte da elaboração textual humorística, dos novos personagens e esquetes, e utiliza da internet como meio mais democrático e aberto, menos quadrado, de fazer rir. E consegue. Resta saber qual será, de agora em diante, os efeitos da batida de Porta dos Fundos na cara do humor brasileiro. Sem transformá-la, ao mesmo tempo, no modelo ideal de humor, sob a mesma pena que sofre hoje a comédia em pé. Enfim, amigo(a) leitor(a), esse é o humor que me faz rir. E vocês, de que vocês acham graça?

Advertisements

One response to “A piada do humor brasileiro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s