Repressão e luta nas periferias: para além da Avenida Paulista

Por Paulo Motoryn

foto41100
(Foto: Rede Extremo Sul)

A desigualdade na cidade de São Paulo possui uma complexidade ímpar e que merece reflexão. No caso das manifestações de rua, a total falta de compreensão sobre as periferias e as regiões mais pobres da cidade é recorrente e resulta em uma cobertura jornalística que sufoca e ignora levantes genuinamente populares.

Desde junho, a mobilização nas bordas da metrópole só aumenta. A luta por uma moradia digna e por um transporte público decente refletem a insatisfação da população, o que desconstrói os argumentos daqueles que atribuem à internet e ao espontaneísmo a ida às ruas. Mesmo assim, a mídia silencia a movimentação política intensa nos bairros mais humildes.

Na última quarta-feira, dia 24, no extremo sul de São Paulo, centenas de pessoas realizaram uma marcha denunciando a precariedade do sistema do transporte. As pautas exigiam a volta das linhas de ônibus bairro-centro, a criação de linhas 24h entre os bairros periféricos, e a extensão do trem até Varginha e Parelheiros.

De acordo com informações da Rede de Comunidades do Extremo Sul, pessoas que se diziam trabalhadores e donos de peruas, junto com funcionários da CET, tentaram impedir violentamente o protesto, ameaçando e agredindo os manifestantes, e tentando rasgar as faixas.

O protesto continuou pacificamente até o momento em que a Polícia permitiu que um carro não identificado ultrapassar a barreira de contenção da Força Tática e ir para cima dos manifestantes. Foi a partir desse momento que a PM passou a agir violentamente, lançando bombas e seu arsenal de armas menos letais.

O saldo final do ato foi a prisão de 22 adultos e sete crianças, liberados sem assinar boletim de ocorrência ou qualquer protocolo, o que atesta a total arbitrariedade dos policiais que efetuaram as detenções.

É hora de abrir o olho e enxergar para além da Avenida Paulista.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s