São Paulo completa segundo ano de luta contra a tarifa mais cara do Brasil

Por Paulo Motoryn
Via MyFunCity

A revogação do aumento no preço das passagens do transporte público na cidade de São Paulo em 2013 foi reflexo de uma intensa mobilização social.  As jornadas do ano passado tomaram proporções inimagináveis, mas foram resultado de um longo processo.

Através de uma publicação em suas redes sociais, na segunda-feira, 13 de janeiro, o Movimento Passe Livre de São Paulo relembrou o aniversário de dois anos que a cidade completa desde que tornou-se a recordista no preço da passagem, em 2011 (a tarifa chegou a R$ 3).

Ainda no final de 2010, quando o aumento foi anunciado pelo pelo governo, o MPL coordenou uma mobilização relevante. Tanto em novembro quanto em dezembro os protestos levaram centenas de pessoas às ruas do centro da cidade para a produção de materiais e faixas para as grandes passeatas planejadas para o ano seguinte.

Foi justamente no dia 13 de janeiro, no primeiro grande ato organizado, que as manifestações atingiram seu ápice de tensão, quando cerca de 2 mil pessoas reunidas em frente ao Teatro Municipal caminharam em direção à Câmara Municipal e, no meio do trajeto, foram duramente reprimidos pela Polícia Militar.
A dispersão da passeata ocorreu à tiros balas de borracha e bombas de estilhaço. Manifestantes se reagruparam em lugares próximos, mas a PM empreendeu uma perseguição aos grupos remanescentes, atacando-os ainda mais violentamente.

De acordo com o MPL, 11 pessoas foram detidas e mais de 30 ficaram feridas. À época, um vídeo gravado pelo cartunista Lattuff denunciando a violência policial ganhou destaque na internet.
Recente em termos de mobilização social, a luta pelo transporte público tem hoje em São Paulo um dos seus grandes campos de batalha

Dois anos depois de mais um episódio de repressão, o MPL fez questão de dar o seu recado: se a mobilização de 2013 aconteceu, muito se deve às lutas como as de 2011, que mesmo sem o efeito imediato esperado e sem a comoção popular, plantam uma semente por uma São Paulo mais justa e humana.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s