Paulistanos buscam viajar para suprir falta de opções de lazer na cidade

Por Thiago Gabriel

Faltam lugares para dar um bom rolê em São Paulo nessas férias. A depender da região da cidade não existem muitos parques, mobilidade que possibilite o acesso aos locais destinados ao lazer, falta espaço e sobram carros. A solução encontrada pelos paulistanos: pegar a estrada.

1495382_588698071200355_2037627813_o

Foto André Zuccolo

Este cenário é uma tendência no comportamento dos paulistanos que, com a falta de opções de lazer acessíveis na cidade, tem preferido viajar para encontrar alternativas que contemplem seus gostos e necessidades.

De acordo com pesquisa realizada pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas) e MyFunCity, que mede o nível de satisfação dos paulistanos com a cidade, a falta de opções de lazer é o principal fator de descontentamento dos indicadores relacionados ao nível de atividade social do indivíduo.

Segundo os dados, 23% dos entrevistados gostariam de viajar para aproveitar o tempo não destinado ao trabalho. A saída da cidade fica atrás apenas do exercício da atividade física, que conta com a preferência de 25% da população. A principal diferença entre as duas opções é a capacidade real de praticá-las. Enquanto apenas 2% dos entrevistados efetivamente viajam no seu tempo de lazer, 19% afirmam praticar exercícios físicos.

Curiosamente, a maior parte dos contemplados pela pesquisa afirmou não saber dizer qual é sua principal prática de lazer (26%), na sequência aparece a atividade física (19%), seguido de atividades culturais (8%). Chama a atenção também o alto índice apontado para práticas que não dependem necessariamente de uma infraestrutura urbana para serem realizadas como ler (5,5%), assistir TV (5%) e navegar na internet (4%).

A opção por abandonar a cidade em busca de tranquilidade se reflete em outros indicadores de insatisfação do paulistano identificados pela pesquisa. O tempo gasto no trânsito, a má qualidade do ar e elevada poluição sonora são aspectos que contribuem para que os paulistanos não consigam encontrar alternativas satisfatórias para relaxar na metrópole.

O estudante de psicologia André Vieira afirma que escolhe viajar para fugir da rotina estressante da cidade “Os espaços de lazer que existem em São Paulo já estão dentro da lógica da cidade. Por exemplo, para ir ao Parque Ibirapuera você precisa pegar trânsito, dificuldade para parar o carro”. E completa, “As opções de lazer daqui não saciam a vontade de ficar tranquilo. Não dá para relaxar inteiramente em São Paulo”.

A principal alternativa tem sido as praias do litoral paulista, que estão cada vez mais lotadas de banhistas e registram índices de trânsito nas estradas que assustam os motoristas a cada feriado.

A superlotação das praias contribui para que esses locais estejam cada vez mais identificados pelo ritmo de vida da capital, com aumento da poluição, barulho e descompromisso com os moradores locais das regiões. “E essa lotação vêm subindo e atacando a todas as praias, do Guarujá e Litoral Sul para São Sebastião e chegando em Ubatuba, cada vez mais esses lugares estão tomados pelos costumes dos paulistanos”, conta André.

A preferência pela fuga de São Paulo indica que o paulistano apresenta uma crescente vontade de abandonar a cidade sempre que possível para buscar o seu lazer. Essa constatação reflete um alerta de que poderiam ser encontradas alternativas que permitissem aos moradores aproveitarem seu tempo livre de maneira satisfatória dentro da própria cidade.  Quem depende das alternativas que já existentes e não tem condições de deixar a capital, tem sofrido mais ainda, com a dificuldade em desfrutar um simples rolêzinho no shopping.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s