A selvageria diária no metrô e o custo da reforma de trens

Por Gabriel Martiniano via MyFunCity

1977084_751413888203628_1880916771_n

Enquanto o usuário do Metrô paulistano continua enfrentando a selvageria diária para embarcar nos trens, para a Companhia do Metrô de São Paulo, a reforma de trens com 30 anos de uso custa 85% do valor do novo. O preço da modernização dos trens é 20% maior do que o anunciado pelo governo em 2008 e cerca de 70% maior que o valor inicialmente licitado. Resultado: um rombo de, aproximadamente, 800 milhões de reais, de acordo com o promotor Marcelo Milani.

Em decorrência destas contas, Milani cogita, inclusive, solicitar a dissolução de empresas como Alstom, Siemens e Bombardier em território nacional, envolvidas no escândalo do cartel na concorrência das obras. Milani já pediu a paralisação nas reformas de trens antigos e a entrega imediata de trens “guardados nos galpões” das empresas.

“Isso é um escândalo total, um prejuízo total aos cofres públicos. Não existe fora de São Paulo outra cidade em que esses trens sejam reformados”, disse o promotor, segundo o qual, dos 98 trens a serem reformados, “36 estarão parados até ano que vem, quase um terço da frota”.

O Governo do Estado de São Paulo prontamente acatou o pedido da Justiça para paralisar a reforma de novos trens, como forma de amenizar o escândalo jurídico em pleno ano eleitoral. Para Marcelo Milani, dentro de 90 dias as empresas podem ser obrigadas a pagar 800 milhões de reais aos cofres públicos: “Uma estimativa do valor total apontado como fraude nas reformas dos trens”, sinalizou o promotor.

Milani afirmou que os R$ 1,622 bilhão do valor inicial dos quatro contratos saltaram para cerca de R$ 2,5 bilhões graças ao acréscimo de R$ 875 milhões gerados com o fracionamento em dez contratos. Esse fracionamento, alegou, é ilegal. “Isso é um escândalo total, um prejuízo total aos cofres públicos. Não existe fora de São Paulo outra cidade em que esses trens sejam reformados”, disse o promotor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s