Distribuição de comida e descontos em restaurantes marcam Dia Mundial Sem Carne

Por Bruno Laforé

Nesta quinta-feira, dia 20 de março, acontece o Dia Mundial Sem Carne, uma iniciativa da ONG americana FARM – Farm Animal Reform Movement, que está sendo organizada no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Para incentivar a população a excluir a carne de sua dieta por pelo menos um dia, vários restaurantes vegetarianos oferecerão desconto de 20% em seus pratos. Além disso, haverá distribuição de feijoada vegana no vão do MASP, na Avenida Paulista, a partir das 17h.

Segundo Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB, a ideia de incluir restaurantes na ação veio a partir da necessidade de ampliar o alcance dessa iniciativa, que espera atingir cerca de 3000 pessoas em São Paulo. Ela ainda alerta para os benefícios obtidos ao deixarmos de comer carne nem que seja, inicialmente, apenas por um dia: “Com um dia sem carne, no aspecto ambiental, a pessoa deixa de emitir 50kg de gás carbônico, o que equivale, mais ou menos, ao emitido por um carro em 240km de percurso. São mais de 700 litros de água economizados, sendo que a ONU diz que um cidadão do contexto urbano gasta em média 150 litros diariamente, então é quase uma semana de economia”.

Com o intuito de incentivar aqueles que têm vontade de eliminar completamente qualquer tipo de carne de sua dieta, mas possuem algum receio, ouvimos duas mulheres que se encontram em fases diferentes de suas vidas e estão felizes com essa escolha.

A historiadora Katia Lobracci tournou-se vegetariana em 2005 após visitar uma feira especializada em artigos do gênero. No local, ela assistiu a uma palestra ministrada pela Monja Coen, que recomendou aos presentes que assistissem ao documentário “A Carne é Fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa. “Eu consumia muita carne antes disso, mas não fazia ideia de que, por trás de um hábito tão simples, ocorria um desrespeito com os animais e com os recursos naturais”, conta.

Katia resume que seu vegetarianismo “foi fundamentado principalmente na questão da ética animal, o meio ambiente e saúde foram motivos subsequentes que se tornaram importantes ao longo do tempo”. Segundo ela, tem sido fácil encontrar outras fontes proteicas para balancear sua dieta, como ovos, leite e seus derivados, nozes e alguns grãos.

Dia Mundial Sem Carne - DivulgaçãoConfira o documentário “A Carne é Fraca”, que debate o consumo de carne e suas consequências, clicando aqui.

A universitária Roberta Smolka tornou-se vegetariana em 2009 após ter passado por um ano de transição, no qual só comia carne de peixe. Ela conta que iniciou desta maneira por receio de que o vegetarianismo prejudicasse sua saúde, mas o que constatou foi o contrário. Agora, tem se preocupado mais com sua alimentação e adquiriu muito conhecimento sobre como constituir um estilo de vida mais saudável.

Roberta comenta, sobre o motivo de sua decisão, que desenvolveu uma consciência quando começou a saber dos detalhes envolvendo a indústria da carne, como a crueldade e a covardia com os animais. “Acontece que, quanto mais eu pesquisei sobre o tema, mais problemas comecei a ver, não só sobre crueldade, mas tive noção do que é essa indústria e o que ela causa. As condições de trabalho em muitos abatedouros são péssimas, absurdas”, completa. A estudante ainda acredita que, desta forma, não compactua com o agronegócio e a manutenção dos latifúndios. O documentário “Carne, Osso” produzido pela ONG Repórter Brasil evidencia a situação precária dos trabalhadores desta indústria, clique aqui para conferir.

Confira abaixo a lista completa de restaurantes paulistanos que terão pratos com desconto nesta quinta-feira, Dia Mundial Sem Carne:

Asseama

Quinta não é dia de pizza, mas a lanchonete oferecerá 20% para todos os clientes

Tollocos

Na região da Augusta, não deixe de comer no Tollocos e usufruir de 20% de desconto nos pratos vegetarianos nesta quinta.

Sattva

Experimente uma vida saúdavel, esta semana SATTVA NATURAL oferece 20% de desconto em Kit de congelados com 28 refeições.

Delícia Natural Produtos Naturais e Restaurante

Mais um restaurante participando.

Govinda’s Natural

Mais um restaurante em São Paulo que oferecerá 20% de desconto.

Apfel

As duas unidades do restaurante Apfel também estão nessa! Se você estará na Av Paulista ou no Centro já tem onde ir e levar seus amigos para comemorar o Dia Mundial Sem Carne

Sabor Vegetariano

Sabor Vegetariano oferecerá 20% de desconto para todos os clientes! Ainda não é vegetariano?! Venha descobrir novos sabores

Barão Natural

Quinta-feira, 20/03/14, Dia Mundial Sem Carne, coma à vontade por R$9,90 no Barão Natural!

Annaprem

Oferecendo 20% de desconto para todos os clientes!

Traga seus amigos para usufruir de alimentação saudável, ética e sustentável!

Advertisements

One response to “Distribuição de comida e descontos em restaurantes marcam Dia Mundial Sem Carne

  1. Howdy! I just would like to give you a huge thumbs
    up for your great information you have here on this post.
    I’ll be returning to your blog for more soon.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s