Ajude a financiar ‘OcicerO’ e apoie a mídia independente

Por Victor Santos

OcicerO - Bruno Graziano

OcicerO valoriza o jornalismo literário e o interação do texto com diferentes manifestações artísitcas.

(Foto: Bruno Graziano)

Idealizado pelo jornalista Paulo Silva Jr e pelo cineasta Bruno Graziano, “OcicerO” é um jornal em preto e branco que busca valorizar o processo criativo com longas reportagens, crônicas, quadrinhos, fotografias, desenhos e mais. No momento, a periodicidade é quadrimestral e, com três edições lançadas, o jornal pede financiamento coletivo para garantir que a produção dure até o fim do ano.

Entre as principais inspirações para a construção desse novo veículo estão jornais do passado, revistas de grandes reportagens e o humor ácido de grandes cartunistas.

Segundo Paulo Jr, no começo, as pessoas que participaram do projeto foram aglutinadas no boca a boca, a partir de círculos de amigas e amigos de diferentes áreas, algo que já fugiu do controle com a entrada de novas pessoas, nas últimas edições. Quem se interessar em participar deve entrar em contato (jornalocicero@gmail.com).

Os envolvidos tiveram autonomia e bastante espaço físico para seus textos. “OcicerO quer promover, basicamente, o livre encontro de comunicadores e artistas. Me atrai o fato de você fazer um texto, um fotógrafo que você não conhece fazer as fotos e outro ilustrador que você acaba de conhecer dar um tapa de arte”, conta.

Cada edição tem um tema específico, decidido de forma espontânea. A primeira edição (julho de 2013), teve como fio condutor o centro de São Paulo; na segunda edição (novembro de 2013), foi a boemia que preencheu as páginas da revista. A terceira, lançada na “Feira Plana” do MIS-SP, que aconteceu nos dias 8 e 9 de março de 2014, teve o verão como tema.

Para garantir que “OcicerO” continue chegando a seus leitores, até o fim do ano, os organizadores pedem uma colaboração para mais duas edições, a serem lançadas em julho e em novembro de 2014, além de promover encontros e recompensar o apoiador que deu uma boa ajuda. Entre elas, os livros “O Acre Existe” de Paulo Jr, “Coisas Eróticas” de Denise Godinho e Hugo Moura, o HQ “O Miolo Frito” de diversos autores, além do filme “A Primeira Vez do Cinema Brasileiro” de Bruno Graziano.

Para quem quiser entender um pouco mais, Paulo Jr ainda comenta, “Primeiro, a valorização do jornal impresso, no objeto, no produto, a confiança de que as pessoas querem ler sim e não vivem necessariamente com os olhos só num celular ou computador; segundo, fortalecer um movimento de resistência ao jornalismo comercial mesmo, sem amarras, sem tamanhos pré-definidos”.

O jornal tem até o final da semana, dia 8 de abril, para completar a arrecadação. As doações começam em R$ 25. Ajude: http://www.sibite.com.br/campaigns/ocicero/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s