O sonho literário de Parelheiros passa por Paraty

Por Victor Clemente

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, no bairro de Parelheiros (Foto: Divulgação)

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, no bairro de Parelheiros (Foto: Divulgação)

Do dia 30 de julho ao dia 3 de agosto, ocorrerá a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), o maior evento de literatura da América Latina. Com diversas atrações e a presença de renomados escritores nacionais e internacionais, a feira acontece desde o ano de 2003.

Bem distante da charmosa cidade do litoral sul fluminense, na zona sul de São Paulo, no bairro de Parelheiros, os Escritureiros mantém a chama da literatura acesa na periferia da cidade. O grupo organiza a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura em parceria com o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) com o objetivo de oferecer a leitura cada vez mais para a comunidade.

O trabalho já é desenvolvido há quatro anos. No início, tiveram dificuldades em encontrar um local para estabelecer a biblioteca. Em um primeiro momento, tiveram que ceder o espaço para um consultório dentário, que era também fundamental para a população, mas agora a biblioteca já está consolidada em uma casa dentro do Cemitério dos Protestantes e almejando, segundo os jovens, transformar Parelheiros em um bairro de leitores em contato constante com a cultura. O projeto se estende também para além do espaço físico da biblioteca, com atividades como a mediação de leituras nas escolas e creches da região e museu à céu aberto de arte.

O desafio agora é outro. Para intensificar o objetivo de espalhar a cultura por Parelheiros, os Escritureiros querem ir à FLIP com o objetivo de conseguir o apoio e conhecimento necessários para realizar FLIPA (Feira Literária de Parelheiros), uma versão em menor escala do evento de Paraty, mas com objetivos grandiosos de impactar a região. A ida para a FLIP, no entanto, depende ainda de uma quantia monetária a ser arrecadada. Para angariar fundos os Escritureiros lançaram uma vaquinha para aqueles que se interessarem poderem contribuir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s